sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Governo decide tirar do ar versão demonstrativa da habilitação digital

CNH eletrônica
CNH eletrônicaFoto: Reprodução
O governo tirou do ar nesta quinta-feira (31) o serviço que permitia, desde o início da semana, baixar a versão digital da CNH (carteira de habilitação). O aplicativo estava sendo visualizado apenas em caráter demonstrativo, mas estaria trazendo confusão aos usuários.
De acordo com a Serpro (empresa de tecnologia do governo), nesse primeiro momento, os downloads do aplicativo estavam sendo feitos apenas em seu site e permitiam a visualização de uma carteira de habilitação falsa, com a finalidade de mostrar ao usuário a funcionalidade do novo serviço.
Apesar disso, houve confusão por parte dos interessados, que passaram a procurar o aplicativo nas lojas virtuais e acreditavam que conseguiriam visualizar suas próprias carteiras de habilitação. Com isso, o governo decidiu suspender a demonstração, mantendo apenas orientações no site da Serpro.
Anunciada no mês passado, a versão final da CNH digital deve ser lançada no final de setembro, quando será disponibilizada em lojas como Google Play e App Store. Já a implantação será gradativa, sendo Goiás o primeiro Estado.
A habilitação eletrônica terá o mesmo valor jurídico do documento impresso, que continuará a ser emitido. Os motoristas interessados poderão apresentar o documento pelo celular, que será comprovado pela assinatura com certificado digital ou pelo QRCode - códigos de barra que podem ser escaneados.
Os agentes de trânsito poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular.
Quando o serviço estiver em vigor, o motorista interessado deverá fazer um cadastro no portal do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), com o uso de um certificado digital, ou no balcão do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Após o login, o usuário deverá usar uma senha sempre que for visualizar o documento.

FOLHA PE
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário