quinta-feira, 13 de julho de 2017

Redepe ligará 20 municípios do Estado em 400 entidades até 2018


O Governo de Pernambuco assinou o decreto que institui a Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (Redepe) – a primeira associada à nova configuração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) -, que ligará 20 municípios do Estado em 400 entidades até 2018.
“A gente apresentou a estratégia para tecnologia, ciência e inovação para os próximos cinco anos. É um trabalho feito em parceria com o setor privado e universidades. Esse trabalho saiu uma estratégia e um dos produtos é a gente estar cada vez mais conectado”, disse o governador Paulo Câmara, que aposta que o programa var dar “um salto de qualidade enorme em termos de conectividade em todo Estado, principalmente no Sertão e no Agreste”.
Segundo a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucia Melo, o Estado “já tem recursos e agendas fechadas com provedores privados para chegar à porta de 20 municípios”. “Os 400 pontos, nós estamos definindo a partir dessas características de instituições envolvidas com inovação, pesquisa, vão ser priorizadas no primeiro momento". Lucia ressaltou que, com a banda larga, o acesso à educação à distância, ao ensino de qualidade, será possível.
Segundo informou o Governo, a iniciativa faz parte da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco 2017-2022 (ECTI-PE), documento criado pela Secti para guiar as políticas públicas da área de CT&I que também será, oficialmente, lançado no evento. Alinhada à Estratégia, a REPEPE tem como diferencial um modelo de negócio inovador, baseado em parcerias público-privadas voluntárias, propiciando, inclusive, a redução de custos e o compartilhamento de benefícios.
O convênio de cooperação técnica e integração de infraestrutura entre Celpe, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e Secti também será assinado na ocasião, garantindo a espinha dorsal do projeto que alcançará 1.175 km, percorrendo 10 das 12 regiões de desenvolvimento do Estado.

PE10
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário