quinta-feira, 27 de julho de 2017

Polícia recupera 80 celulares roubados no Recife graças à tecnologia

Operação da polícia é feita em parceria com operadoras
Operação da polícia é feita em parceria com operadorasFoto: Divulgação
Cerca de 80 telefones celulares roubados ou furtados foram recuperados pela Polícia Civil (PC) em uma operação feita com o apoio de operadoras de telefonia. Isso foi possível graças ao número do código de identificação IMEI (Mobile Equipment Identity), que é padrão nos milhões de smartphones produzidos no Brasil. Os resultados da ação desenvolvida pela Delegacia de Boa Viagem foram divulgados nesta terça-feira (25).
De acordo com o delegado Joel Venâncio, a partir das informações obtidas com as operadoras é possível identificar quem está utilizando o aparelho. "Com isso, chegamos ao receptador e também ao autor do crime, apreendemos o aparelho e fazemos a devolução ao dono", disse.
Uma vítima, uma mulher que preferiu não ser identificada, contou que teve pelo menos cinco celulares extraviados apenas no ano passado. "Sofri um assalto na Domingos Ferreira (avenida), próximo ao Pina, no Recife. Três homens colocaram uma faca peixeira no meu pescoço, ameaçando me matar e levaram meu celular. O outro foi no terminal do Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, e mais um aconteceu na janela de um ônibus, quando um rapaz puxou meu cabelo pela janela e levou meu celular", desabafou.
Ela disse que não acreditava mais que prestar queixa resolveria. "Uma amiga minha foi assaltada próximo a delegacia de Boa Viagem e resolveu fazer cadastro dela na delegacia de lá. Resolveu me indicar. Depois disso tive dois celulares recuperados no mês de abril. Fui surpreendida com essa ação, hoje em dia eu indico. Faça o cadastro do IMEI na delegacia e não compre celular sem documentação, isso ajuda a evitar a criminalidade", alertou.
Ainda de acordo com a PC, a operação piloto foi na Delegacia de Boa Viagem mas todas as outras delegacias da Região Metropolitana do Recife (RMR), estão habilitadas a realizarem este trabalho.
Serviço

Alerta Celular
http://www.sds.pe.gov.br/

FOLHA PE

PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário