segunda-feira, 10 de julho de 2017

Iraque proclama vitória sobre Estado Islâmico em Mossul

Tropas iraquianas proclamaram vitória
Tropas iraquianas proclamaram vitóriaFoto: Ahmad Al-Rubaye/AFP
O primeiro-ministro iraquiano, Haider Al-Abadi, proclamou neste domingo (9) a vitória de seu exército em Mossul, cidade "liberada" após uma batalha de quase nove meses contra os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI).
Abadi "chega à cidade libertada de Mossul e felicita os combatentes heroicos e o povo iraquiano por esta importante vitória", indica comunicado liberado por seu gabinete.
No Twitter do primeiro-ministro, foi publicada uma foto de Haider Al-Abadi, vestido em uniforme militar, chegando na segunda maior cidade do país e último grande reduto urbano que ainda era controlado pelos extremistas islâmicos. O chefe de Estado deve pronunciar um discurso na cidade ao longo do dia.
Os combates parecem ainda não ter terminado por completo. Disparos de artilharia e ataques aéreos ainda eram audíveis no momento em que o gabinete do primeiro-ministro publicou seu comunicado.
Nos últimos dias, alguns extremistas ainda presentes em Mossul foram cercados em uma área reduzida da Cidade Antiga, ao longo do rio Tigre.
Mais cedo, neste domingo, o comando conjunto das operações no Iraque anunciou que "30 terroristas" haviam sido mortos quando tentavam escapar pelo rio Tigre.
A reconquista de Mossul, cidade transformada pelo EI em seu principal reduto no Iraque, é a mais importante vitória das forças iraquianas desde que o grupo extremista sunita se apoderou em 2014 de vastos territórios no país e na vizinha Síria.
Ela acontece ao final de uma ofensiva lançada em 17 de outubro pelas forças iraquianas com o apoio da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.
Em janeiro, as forças iraquianas recuperaram o controle da zona leste da cidade e, em fevereiro, lançaram o ataque na zona oeste. Os combates se intensificaram à medida que o cerco se fechava sobre os extremistas na Cidade Antiga, área de ruas estreitas e densamente povoada.

FOLHA PE
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Um comentário: