sábado, 29 de julho de 2017

FIG celebra palmarense Hermilo Borba Filho em evento com Leda Alves

Fonte:UOL

Um dos homenageados do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste de Pernambuco, o escritor pernambucano Hermilo Borba Filho foi tema de uma mesa de diálogos, nesta quinta-feira (27), no polo literário Praça da Palavra, que esse ano leva seu nome. O evento contou com a presença de Leda Alves, atriz e estudiosa da cultura popular, e viúva do autor, cujo centenário está sendo celebrado em 2017.
Para ela, a homenagem, mais do que lembrar sua obra, tem o objetivo de repassá-la a uma nova geração. “Isso tudo é muito importante, pois o FIG reúne o popular e o erudito e, dentro da literatura, apresenta Hermilo a leitores novos que estão começando a se interessar pela leitura agora. É um impulso. Estou muito contente com esse reconhecimento. É a volta do autor às mãos da comunidade”, afirma.
O professor de Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), João Denys, que conduziu o debate, falou do legado deixado pelo pernambucano como um fã apaixonado. “Hermilo foi jornalista, dramaturgo, diretor de teatro, criou um mundo e um universo. Ele transitou de Palmares para Recife, de lá para São Paulo e ganhou o mundo. Há obras dele adaptadas em vários países”, conta.
Carlos Carvalho, diretor do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, conheceu o autor no fim dos anos 60, através do Teatro Popular do Nordeste. “Já adaptei cinco de seus livros para o teatro. Os diálogos que ele escreve são muito propícios para incorporar aos atores”, revela. Uma dessas peças, “Mucurana, O Peixe”, será apresentada nesta sexta-feira (28), às 18h, Teatro Luiz Souto Dourado, pela cia Construtores de Histórias.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário