sexta-feira, 2 de junho de 2017

Voluntários levam música para pacientes em tratamento no HC

Por Silvia de Oliveira
|
TV Jornal
Grupo Alta Pressão faz apresentação de chorinho na enfermaria do HC
Grupo Alta Pressão faz apresentação de chorinho na enfermaria do HC
Foto - dra Cláudia Almeida
Quando os sons de uma música começaram a ecoar entre os leitos da pediatria do Hospital das Clínicas, o garoto recém operado sentiu despertar da sensação de torpor. Ele percebeu que o som do que parecia um coro de crianças estava diminuindo e chamou a enfermeira. Queria ouvir mais daquela música. O pedido foi atendido e o Coral de Crianças de Olinda cantou mais uma canção para o pequeno paciente, que mora em Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco e que estava sentindo dores e tristeza por estar longe de casa. "Ainda bem que vim de Barreiros para o Hospital das Clínicas", disse o garoto visivelmente animado depois da apresentação musical.
Para o garoto e outros pacientes da unidade, a música é como um bálsamo que cura as dores da alma. Um remédio sem efeitos colaterais, que resulta em redução no nível de estresse, melhora a qualidade de vida e dá a sensação de bem estar, que se reflete em melhora do estado geral de saúde. A receita tem sido aplicada há 10 anos no HC, desde que foi criado o Programa MAIS - Manifestações de Arte Integradas à Saúde. O trabalho utiliza a música e várias outras intervenções artísticas como instrumento terapêutico no ambiente hospitalar.
Paciente da UTI que tinha embolia pulmonar pediu para tocar um pandeiro e foi atendido
Paciente da UTI que tinha embolia pulmonar pediu para tocar um pandeiro e foi atendido
Foto - dra Cláudia Almeida
A Coordenadora do Programa MAIS, a médica Leniee Maia, comemora os resultados obtidos ao longo de uma década. "Vimos na reação clínica e emocional dos pacientes o efeito das atividades lúdicas. A arte é uma importante ferramenta humanizadora, transformadora e terapêutica no tratamento dos pacientes, seja qual for a doença ou problema que os trouxeram ao hospital", diz a médica. Música, oficina de arte, contação de história e até cinema fazem parte das intervenções artísticas realizadas pelo Programa, que conta com a ação de voluntários ou qualquer grupo interessado em participar.
Para marcar os 10 anos do Programa Mais, acontece nesta sexta e sábado (02 e 03 de junho) o 3º Encontro do Programa Mais, que vai ser aberto à comunidade da UFPE e ao público em geral. O evento vai debater os efeitos da música e outras artes no ambiente hospitalar, ouvir relatos de músicos e pacientes envolvidos no projeto, além de exposição fotográfica.
Local: Auditório Jorge Lobo do Hospital das Clínicas - UFPE *
Quando: 02 e 03 de junho
Horário: das 08 às 16h30hs
* acesso gratuito

PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário