sexta-feira, 30 de junho de 2017

Veja quais os cuidados necessários para prevenir a diarreia

Por TV Jornal
TV Jornal/Reprodução
Devido ao grande número de mortes por diarreia aguda registradas em Pernambuco, muita gente passou a tomar pequenos cuidados para se prevenir da doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, só este ano foram contabilizadas 95 óbitos e 150 mil notificações de pessoas que adoeceram com sintomas semelhantes.
Uma orientação recomendada pelos especialistas é sempre higienizar as mãos antes de manipular os alimentos. Deixar frutas e verduras de molho na água e adicionar de duas a três gotas de hipoclorito de sódio, é uma alternativa considerada eficaz. Isso porque o composto químico com fórmula NaCIO é usado frequentemente como desinfetante e como agente alvejante.
Após a higienização, recomenda-se guardar as hortaliças em sacos plásticos. O farmacêutico Edmar Almeida segue as recomendações à risca. “Sempre fiz isso desde a adolescência, acho que é costume caseiro. A gente não sabe de onde vêm as frutas e verduras. A gente procura melhorar a qualidade dos alimentos”, comenta.

Sintomas

A diarreia é um inconveniente que geralmente desponta como um mal-estar caracterizado pelo aumento do número de evacuações (com fezes aquosas ou de pouca consistência) e que pode vir acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal. A doença também pode ser contraída com a contaminação da água pela bactéria Salmonela. 

Tratamento

Para o tratamento da diarreia, o ideal é procurar um especialista, manter a hidratação e nunca tomar medicamentos por conta própria.  O cuidado com a higiene pessoal também é essencial para evitar o contágio.

PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário