sexta-feira, 9 de junho de 2017

Surto de zica em PE pode ter sido causado pelo fenômeno El niño

Aedes aegypti
Aedes aegyptiFoto: Reprodução/Internet
O fenômeno El niño pode estar relacionado ao surto de zica ocorrido em Pernambuco entre 2015 e 2016. A proliferação do mosquito vetor, o aedes aegypti, foi causada pelo aumento da temperatura e da umidade – o que pode ocasionar novos surtos nos próximos anos. As informações foram repassadas nesta quinta-feira (8) em palestra do médico neurologista Tom Solomon, da Universidade de Liverpool (UK), no auditório do Hospital da Restauração, área central do Recife.
A palestra “Manifestações Neurológicas Associadas às Arboviroses” foi promovida pelo grupo Neurozika, que tem entre seus integrantes pesquisadores da Fiocruz Pernambuco, e o Serviço de Neurologia do Hospital da Restauração. Solomon é diretor Global Heath.
Infecções neurológicas

Logo que o surto de zica e chikungunya foi detectado, médicos neurologistas observaram um aumento importante no casos de complicações neurológicas. "Assim, nós, Fiocruz Pernambuco, Hospital da Restauração e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) nos reunimos para investigar", conta a pesquisadora da Fiocruz, Fátima Militão.
Acabaram de ser analisados 212 casos de complicações neurológicas, dais quais 140 foram confirmadas em laboratório como sendo causadas pelas arboviroses. "Desses 140, 67 casos foram de coinfecção, que significa que os indivíduos foram infectados por mais de um vírus ao mesmo tempo. Provavelmente, o paciente foi picado por mais de um mosquito". A pesquisa continua e será publicada em breve.

http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/saude/2017/06/08/NWS,30461,70,613,NOTICIAS,2190-SURTO-ZICA-PODE-TER-SIDO-CAUSADO-PELO-FENOMENO-NINO.aspx
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário