sábado, 17 de junho de 2017

Saturno está visível a olho nu no céu – e de binóculos é possível enxergar seus anéis

Fonte:UOL

casal universo 400x800 0617
O mês de junho guarda uma atração especial para o Brasil: o planeta Saturno estará visível a olho nu no céu nesse período do ano.
Isso porque ele tem uma órbita circular, parecida com a da Terra e vai estar passando pela Constelação do Ofiúco, bem alinhado entre a Terra e o Sol.
Será possível, então, ver o nascer e o por do sol do planeta apenas olhando para o céu. Com a ajuda de um binóculo, pode ser possível ver mais detalhes, como os aneis do planeta, revelou Marcos Calil, astrônomo do Climatempo.
Saturno fica entre a Constelação do Serpentário e de Escorpião e até o meados do mês de junho, ele deve aparecer para nós próxima da estrela de Antares, um ponto alaranjado no horizonte leste do céu.
Quanto mais tarde, mais alto e mais luminoso Saturno estará. Por volta de 00h, 1h da madrugada, mais fácil será para enxergar o astro.
Poluição, a luz do Sol, e até árvores podem atrapalhar dependendo da hora que você resolver olhar o céu. A Lua também deve se aproximar do planeta, mas não ofuscará seu brilho.
Depois do meio do mês, o planeta vai indo em direção ao horizonte oeste, e tende a se por desse lado, por volta da 6h da manhã, fazendo com que tenhamos menos tempo para enxergá-lo no céu.  
binculo 400x800 0617
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário