quarta-feira, 14 de junho de 2017

Pernambuco registra segunda morte causada pela gripe

Por TV Jornal
Foto: EBC
Uma idosa de 95 anos é a mais nova vítima do vírus da gripe H3N2. Ela era moradora do bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, e fumava. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Essa é a segunda morte por influenza registrada este ano em Pernambuco. O primeiro óbito também foi de uma idosa que faleceu em abril. Ela tinha doença crônica que possivelmente agravou o quadro gripal causado pelo vírus H3N2.   
De janeiro até o dia 3 deste mês, Pernambuco registrou 950 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) - complicação séria da gripe e que é caracterizada por sintomas como febre, tosse e dor de garganta associados a desconforto respiratório. Desse total, 59 casos tiveram resultado positivo para o vírus da gripe H3N2, sendo 29 (49,2%) em crianças menores de 4 anos e 17 (28,8%) em idosos, grupos contemplados pela vacina. Também foram confirmados 15 casos para influenza B.
O total de casos de SRAG deste ano representa um aumento de 8,2% em relação a 2016, com 878 registros. Em 2016, foram confirmados 63 para a gripe influenza A(H1N1) e 3 para influenza B.
Foto: EBC
A 19º Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza acabou oficialmente na última sexta-feira (9), mas a Prefeitura do Recife continua vacinando enquanto a meta de 90% do grupo prioritário não for alcançada. Até a tarde desta segunda-feira (12), a abrangência da vacinação na capital estava em 84,29%. Ao todo, foram aplicadas 303.825 doses. Podem ser vacinados idosos, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, professores de escolas públicas e privadas, além de outros grupos.
A vacina pode ser encontrada em todas as Unidades de Saúde da Família (incluindo as Upinhas), Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas da Secretaria de Saúde. Além disso, continuarão funcionando os postos volantes montados em locais de grande circulação de pessoas, como nas últimas duas semanas da campanha.
As pessoas do grupo prioritário poderão se vacinar também no Hiper Bompreço de Boa Viagem, no supermercado Extra da Benfica, na Ferreira Costa da Imbiribeira e no Mercado da Encruzilhada desta terça-feira (13) a sexta-feira (16). No Mercado de São José, desta terça-feira a quinta-feira (15). No Mercado de São José somente nesta sexta-feira. Nesta quarta-feira (14), a ação será específica para atingir os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais da rede privada do Recife.

PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário