sexta-feira, 9 de junho de 2017

Pela primeira vez na História, advogada transgênero faz defesa no STF

Fonte:UOL

Pela primeira vez, advogada transgênero faz defesa perante o STF
Pela primeira vez na história do País, uma advogada transgênero fez uma sustentação oral nesta quarta-feira (7) perante os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). "Negar a uma pessoa o direito ao nome e a expressão da sua dignidade é negar o direito de existir. Requer-se à Vossas Excelências, portanto, que não nos neguem esse direito", declarou a advogada Gisele Alessandra Schmidt.
Gisele representa a ONG Dignidade, que atua no processo que discute a possibilidade de transexuais mudarem seu gênero no registro civil sem a necessidade de realização de cirurgia de mudança de sexo. Hoje, o plenário do STF voltou a debater o caso, porém o julgamento foi adiado pela segunda vez e os ministros apenas ouviram as posições de advogados. Não há previsão para uma nova análise do processo.
"Como tudo na vida das pessoas trans é extremado, comigo não poderia ser diferente. Esta é a primeira sustentação oral que eu faço nos meus dois anos de advocacia e ela acontece justamente na Suprema Corte do nosso País. Sinto que estou fazendo história, mas se estou aqui perante vossas excelências é porque sou uma sobrevivente", disse Gisele, lembrando casos de preconceito e transfobia no país.
Durante a sua sustentação, a jurista declarou que não realizou a cirurgia para a mudança de sexo por "não considerar que uma parte de seu corpo a define enquanto mulher e por não ter a mínima estrutura ou coragem para realizar um procedimento tão invasivo que poderia colocar a sua vida em risco".
Ela também defendeu que o "vácuo normativo" no ordenamento jurídico brasileiro sobre a possibilidade de mudança de sexo para pessoas trans as deixa suscetíveis a toda sorte de interferências, condicionamentos e dificuldades para conquistarem o direito da mudança de prenome, o que muitas vezes nem chega a ocorrer ao final dos processos judiciais de acordo da interpretação do magistrado.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário