sexta-feira, 16 de junho de 2017

Morre um dos fundadores da banda Nação Zumbi

Músico (com dreadlocks) integrou a Nação Zumbi na fase do disco
Músico (com dreadlocks) integrou a Nação Zumbi na fase do disco "Afrociberdelia"Foto: Divulgação
No palco, Givanildo era Gira, o gigante instigado da percussão da Nação Zumbi, com uma performance incrível em cena, balançando seus inconfundíveis dreadlocks ao lado dos então colegas Gilmar Bolla 8, Toca (Ogã) e Canhoto. Naqueles anos 1990, Chico Science ainda comandava a maior banda que surgiu nos anos 1990 em Pernambuco e no Brasil.
Ontem, Gira foi se juntar a Chico em algum lugar, depois de ser acometido por uma parada cardíaca e por complicações pulmonares. Ele havia sido internado para tratar de um surto psiquiátrico. Amigos mais próximos disseram que Gira sofria de depressão há algum tempo e já não tocava mais.
Logo ele, que tem o nome gravado para sempre em álbuns históricos como "Da Lama ao Caos" (1994), "Afrociberdelia" (1996), e "CSNZ" (1998). "Todos nós que conhecíamos Gira estamos muito tristes. Ele era um grande percussionista e tinha uma presença significativa no palco, sempre agitando seus dreadlocks", declara o jornalista Renato Lins, um dos idealizadores do Movimento Manguebeat.
Renato contou à reportagem da Folha de Pernambuco que não estava muito próximo de Gira, mas sabia que ele estava passando por uma série de problemas psicológicos e financeiros nos últimos anos. Fato lamentável principalmente para alguém com tanto talento como Gira. "Ele fez parte da melhor seção rítmica da música brasileira das últimas décadas. Só mesmo quem tem o groove no sangue para tocar ali", se derrete o jornalista.
O produtor Paulo André Pires também lamentou muito o falecimento do músico, com quem ele disse ter passado momentos incríveis. "Vivi com ele os melhores dias de nossas vidas. É triste. Ele morreu muito jovem, com pouco mais de 40 anos", lamenta Paulo André, que recorda ainda o quanto Gira era um profissional dedicado. "Nos shows ele era muito esforçado; dava tudo de si", comenta.
De origem humilde, Gira era de Peixinhos, em Olinda, e começou a tocar ainda no Lamento Negro, banda pré-Nação Zumbi. Três anos depois da morte de Chico Science, o percussionista saiu da banda, em 2000, e só mantinha contato com Gilmar Bolla 8. Assim como Gilmar, Gira brigava pelos direitos autorais com os outros ex-companheiros, e os acusava de ganharem mais do que eles pelas músicas.
Procurado pela reportagem da Folha de Pernambuco, Gilmar não foi encontrado, mas postou em suas redes sociais uma mensagem ao companheiro: "Boa tarde, terráqueos! Acabo de saber que Gira, um dos fundadores da Nação Zumbi, acaba de falecer. Eternas saudades!".
O guitarrista Lúcio Maia também se pronunciou: "Gira, tambor mor, marcou uma época com suas performances esmagadoras. Descanse em paz". Até o fechamento desta edição, não tivemos informações sobre o velório e o enterro do percussionista.

http://www.folhape.com.br/diversao/diversao/luto/2017/06/14/NWS,31186,71,646,DIVERSAO,2330-MORRE-DOS-FUNDADORES-BANDA-NACAO-ZUMBI.aspx
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário