quinta-feira, 29 de junho de 2017

Cerca 5,5 mil casas foram atingidas pelas enchentes em Pernambuco

Coletiva de imprensa sobre as chuvas, no Palácio do Governo
Coletiva de imprensa sobre as chuvas, no Palácio do GovernoFoto: Foto/ Folha de Pernambuco
Cerca de 5,5 mil casas foram atingidas pelas enchentes em Pernambuco. O balanço da Operação Prontidão foi apresentado, na manhã desta quarta-feira (28), pelo Governo do Estado. Segundo os dados, 490 habitações foram destruídas e 4.951 casas foram danificadas. 
A partir da próxima semana, os prefeitos dos municípios afetados pelas chuvas vão realizar uma reunião para tratar de ações pontuais. Além disso, o governo pretende fazer o levantamento do cadastro da segunda etapa de habitações danificadas. O objetivo é fazer um cruzamento de dados com a Caixa Econômica Federal e com a primeira etapa do cadastro. 
Além disso, também irão iniciar o pagamento do auxílio-moradia, identificar áreas para construção de habitacionais e concluir o levantamento dos danos. Ao todo, foram liberados R$ 17,55 milhões dos recursos federais e ainda esperam mais R$ 5,53 milhões. Os recursos são voltados para limpeza, cestas básicas, rolos de lonas, entre outros.
A operação começou há 30 dias e tem realizado diversos tipos de ações, desde auxílio com abrigos e limpeza das cidade, até ações de reposição de documentos, como identidade, certidão de nascimento, entre outros.
"É um trabalho intenso.  As cidades, em sua grande, maioria voltaram à normalidade. Mas a gente tem, agora, um caminho pela frente, que é finalizar os cadastros. Já cadastramos todos os que estavam desabrigados. Iniciamos, também, os cadastros dos desalojados", afirmou o governador Paulo Câmara.
Também foi informado que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) retomou a operação de 31 sistemas de abastecimento de água e saneamentos. Eles haviam sido prejudicados pela chuva. A Compesa informou que está trabalhando na retomada de mais cinco sistemas.  
Mais de 9 mil pessoas ficaram desabrigadas pelas chuvas, 52 rodovias foram danificadas, 38 escolas estaduais parcialmente danificadas e duas totalmente danificadas. Além disso, foram 173 escolas municipais parcialmente danificadas e 10 totalmente.

FOLHA PE
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário