sexta-feira, 16 de junho de 2017

Barragem de Pirapama, no Cabo, está prestes a sangrar

O Sistema Pirapama é o principal da RMR pois tem uma capacidade maior de produção, sendo responsável por 35% do atendimento no Grande Recife / Foto: Aluísio Arruda/Compesa

Manancial, um dos principais que abastecem as torneiras da Região Metropolitana do Recife, chegou a 99% de sua capacidade

O Sistema Pirapama é o principal da RMR pois tem uma capacidade maior de produção, sendo responsável por 35% do atendimento no Grande Recife

A Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, está prestes a sangrar. Com as chuvas desta quinta-feira (15), o manancial, um dos principais reservatórios que abastecem as torneiras da Região Metropolitana do Recife, chegou a 99% de sua capacidade. Nesta sexta-feira (16), os técnicos da Compesa visitarão a barragem e a expectativa é de que já será possível fazer imagens do reservatório sangrando. No final da tarde, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um novo alerta, reforçando a previsão de chuvas moderadas a fortes para esta sexta-feira no Recife. Nesta quinta-feira, a região da Zona da Mata Sul voltou a registrar os maiores índices pluviométricos do Estado. Em 12 horas (das 4h às 16h), foram 81 milímetros de chuva em Barreiros, 72 mm em Rio Formoso e 64 mm em Sirinhaém.

Na Região Metropolitana, a cidade onde mais choveu foi Jaboatão dos Guararapes, que registrou 79 mm em 12 horas. Na sequência, ficaram Cabo de Santo Agostinho (76 mm), Ipojuca (73 mm) e Recife (59 mm). Os moradores da RMR enfrentaram transtornos ao sair de casa. Vias alagadas e queda de árvore complicaram o trânsito no feriado de Corpus Christi.

Quem precisou trafegar pela Rua Cosme Viana, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, teve dificuldades no trânsito. A via ficou alagada nas imediações do pontilhão do metrô. Também na Zona Oeste, a Avenida Abdias de Carvalho sofreu com o acúmulo de água, próximo ao cruzamento com a Avenida do Forte, no bairro dos Torrões. Já quem precisou sair do Ibura, na Zona Sul, em direção à Avenida Recife, enfrentou problemas na Avenida Dois Rios. A via ficou alagada, impedindo a passagem de pedestres e veículos. O bairro do Ibura, inclusive, foi a região onde mais choveu no Recife, com o registro de 61 mm em 12 horas.

A queda de uma árvore na Jaqueira, na Zona Norte, bloqueou o trânsito nas duas faixas da Rua do Futuro. O incidente ocorreu por volta das 8h15, próximo ao cruzamento com a Rua Padre Roma, onde fica localizada a Policlínica Albert Sabin. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foram deslocados ao local para orientar os motoristas, até o desbloqueio das faixas da via. Em Olinda, no Grande Recife, a Avenida Presidente Kennedy também apresentou pontos de alagamentos.

No alerta novamente emitido na tarde desta quinta-feira, a Defesa Civil do Recife orientou os moradores de locais de risco para, em caso de necessidade, procurar abrigo em locais seguros. A Defesa Civil mantém um plantão permanente de 24h, podendo ser acionada pelo número 0800 081 3400. A ligação é gratuita.

Dos quatro mananciais que formam o principal sistema de abastecimento da RMR, Pirapama foi o que sofreu o impacto mais positivo com as recentes chuvas. O reservatório tem capacidade total de 60 milhões de metros cúbicos de água. A Barragem de Duas Unas, localizada em Jaboatão dos Guararapes, está hoje com 63,31%. O reservatório é o menor em volume de armazenamento dos quatro mananciais.

Já a Barragem de Tapacurá, situada em São Lourenço da Mata, continua com menos de 50% de sua capacidade total de 94 milhões de metros cúbicos de água. É o maior reservatório para abastecimento humano da RMR, porém, o Sistema Pirapama é o principal da região pois tem uma capacidade maior de produção, sendo responsável por 35% do atendimento no Grande Recife. A Barragem de Botafogo, em Igarassu, continua sendo o manancial a receber a menor contribuição de chuvas. O reservatório encontra-se hoje com 19,36%.

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2017/06/16/barragem-de-pirapama-no-cabo-esta-prestes-a-sangrar-289995.php
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário