quinta-feira, 22 de junho de 2017

Baleia Azul: polícia investiga participação de adolescente em Olinda

Por TV Jornal
Reprodução/TV Jornal
A Polícia Civil começou a investigar a participação de uma adolescente de 15 anos no desafio da Baleia Azul em Olinda, no Grande Recife. A jovem tem vários cortes no braço, incluindo um com o desenho de uma baleia, e já teria marcado a data de seu suicídio.
Em depoimento, realizado nesta quarta-feira (21), no Departamento de Proteção da Criação e do Adolescente (DPCA) de Paulista, a garota contou que entrou no desafio da Baleia Azul por que quis e que estava enfrentando problemas pessoais. "Eu quis entrar. Foi problemas pessoais só. Mas estou arrependida", comentou. Sobre o jogo, a adolescente de 15 anos contou que não foi ameaçada e que conseguiu sair.
"Não me ameaçaram. Eu sai por conta própria. Quando minhas amigas pediram para sair, eu saí", informou a jovem. Em depoimento, ela contou que foi convidada pela internet e inserida em um grupo no Whatsapp. Após cumprir algumas tarefas, ela e uma amiga começaram a marcar para morrerem juntas.
O caso foi descoberto após uma denúncia anônima chegar ao Conselho Tutelar de Olinda. "Fomos até a escola e constatamos as marcas nos braços, com o desenho de uma baleia. Em conversa, fomos descobrindo que se passava de um jogo" contou o conselheiro Kiko Guedes.

Investigação

A delegada Camila Figueiredo, do Departamento de Proteção da Criação e do Adolescente (DPCA) de Paulista, recebeu o caso e vai inicar as investigações. "Foi registrado um Boletim de Ocorrência e a adolescente foi ouvida. Vamos chamar outras pessoas para saber se o caso segue ou será repassado para a Polícia Federal", comentou.

O jogo Baleia Azul

No jogo, adolescentes são convocados para grupos fechados no Facebook e no WhatsApp, e devem cumprir 50 desafios pré-estabelecidos por curadores, que são pessoas que comandam o jogo. Entre as tarefas, estão mutilar os braços com facas, assistir a filmes de terror na madrugada e, na tarefa final, cometer suicídio. Iniciado na Rússia entre 2015 e 2016, o "jogo da Baleia Azul" (Blue Whale) está supostamente ligado a uma série de suicídios em todo o mundo. Isso porque ele busca causar danos emocionais aos participantes.

PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário