terça-feira, 2 de maio de 2017

Recife, Jaboatão e Camaragibe ficam sem água por 72h

Abastecimento de água
Abastecimento de águaFoto: Agência Brasil
A partir das 20h desta terça-feira (2), a Compesa paralisa o Sistema Tapacurá para realizar uma intervenção de grande porte que visa implantar melhorias no abastecimento de água de oito bairros e localidades das zonas Norte e Oeste do Recife. Em função da parada, o fornecimento de água precisará ser suspenso por 72 horas em localidades do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e de todo o município de Camaragibe. Na Capital, de acordo com a companhia, haverá um calendário especial de abastecimento no período. A expectativa é que a paralisação ocorra até às 20h da sexta-feira (5).
A intervenção faz parte das obras de setorização que pretendem modernizar e agregar novas tecnologias de medição de vazão e pressão no controle operacional, aumentando o combate e redução de perdas de água na rede de distribuição que atende mais de 36 mil pessoas na Iputinga, Monteiro, Apipucos, Dois Irmãos, Vila Felicidade, Novo Horizonte, Nova Morada e Conjunto Marcos Freire.
Durante a paralisação, a Compesa também vai realizar um conjunto de serviços de manutenção hidráulica e elétrica no sistema, além de troca de válvulas e registros com o objetivo de garantir maior confiabilidade operacional.
Nesse período, a companhia vai destinar água do sistema integrado Alto do Céu/Pirapama para garantir a distribuição de água durante a paralisação em alguns bairros do Recife. No entanto, outros bairros da Capital, de Jaboatão e o município de Camaragibe ficarão sem o fornecimento de água nos três dias seguidos, pois são atendidos exclusivamente por Tapacurá, sem condições técnicas de receber água por outros sistemas. Segundo a Compesa, o abastecimento será retomado nas áreas afetadas de forma gradativa, após a conclusão dos serviços na sexta-feira.
Esquema

De acordo com o esquema montado pela Compesa, o município de Camaragibe, no Grande Recife, terá o abastecimento suspenso nos dias 3, 4 e 5 de maio. A cidade da Jaboatão, por sua vez, será afetado nos três dias nos bairros de Socorro/Sucupira, Jaboatão Velho, Curado (I, II, III, IV), Zumbi do Pacheco, Morros de Cavaleiro e Totó.Na capital pernambucana, a Compesa montou o seguinte cronograma: nos dias 3, 4 e 5 de maio, serão afetados os bairros dos Aflitos, Caxangá, Cidade Universitária, Engenho do Meio, Bomba Grande, Brasilit, Detran, Jiquiá, Mangueira, Roda de Fogo, Rosarinho, San Martin, Torreão, Totó, Torrões, Várzea, Jardim Petrópolis, Loteamento Nova Caxangá, Loteamento Nova Morada.
No dia 3 de maio, os bairros de Afogados, Alto do Mandu, Apipucos, Bairro do Recife, Boa Vista, Bongi, Cabanga, Casa Amarela, Coelhos, Cordeiro, Coque, Derby, Detran, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Ilha Joana Bezerra, Alto Santa Izabel, Macaxeira, Madalena, Monsenhor Fabrício, Monteiro, Mustardinha, Paissandu, Prado, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Soledade, Tamarineira, Torre e Zumbi.
No dia 4 de maio, serão afetados os bairros de Água Fria, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Jaqueira, Parnamirim, Ponto de Parada, Porto da Madeira.

E nos dias 3 e 5 de maio, Alto do Mandu, Apipucos, Bongi, Casa Amarela, Cordeiro, Detran, Dois Irmãos, Alto Santa Izabel, Macaxeira, Madelena, Monsenhor Fabrício, Monteiro.Obra

A intervenção vai permitir a interligação de tubulações de grande diâmetro (700 mm e 900 mm) da rede e ocorrerá no bairro de Iputinga, na Rua Terra Grande, esquina com a Estrada do Barbalho, nas proximidades do Detran. Para que o trabalho seja executado, as vias terão uma das faixas interditada, e o desvio no trânsito deverá ser feito nas próprias ruas, conforme sinalização e orientações da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).A obra da rede de distribuição de água nesses bairros foi iniciada em setembro do ano passado e deve ser concluída até dezembro de 2017. Ao todo, segundo a Compesa, serão assentados 24 quilômetros de tubulações e implantadas Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) e um macromedidor. A intervenção está com 70% concluída e recebe investimentos de R$ 8,1 milhões. Os recursos são do governo federal, do Governo do Estado e da Compesa.

 http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2017/05/01/NWS,26005,70,449,NOTICIAS,2190-RECIFE-JABOATAO-CAMARAGIBE-FICAM-SEM-AGUA-POR-72H.aspx
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.