sábado, 20 de maio de 2017

Grupo especializado em roubar IPhones na Zona Sul do Recife é detido

celulares2
celulares2Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Um grupo que vinha assaltando donos de celulares do modelo iPhone e praticando extorsão foi detido pela Polícia Civil. Dois homens foram presos e um adolescente apreendido após investigação conduzida pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil. A operação foi engatilhada a partir da denúncia de uma vítima, que foi abordada enquanto caminhava com o marido e o cachorro em uma rua do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Os policiais encontraram quatro aparelhos junto com os suspeitos.
O grupo tinha como característica a ação rápida. Em poucos segundos, abordava a vítima enquanto ela fazia uso do celular, aproveitando que o aparelho estava desbloqueado. Uma vez em posse do objeto, a quadrilha usava um intermediário para entrar em contato com o dono e extorqui-lo, fazendo ameaças à integridade física, ao patrimônio e à privacidade. Foi o que aconteceu ao casal que fez a denúncia. Eles foram assaltados na por volta das 20h do último dia 16 e, poucas horas depois, foram procurados pelos suspeitos, o que os motivou a acionar a Polícia.
Os policiais ainda investigam o grau de envolvimento entre o grupo e esse intermediário, que atua como técnico de celulares na mesma comunidade onde moram os suspeitos. Em depoimento, ele revelou que vinha sendo coagido pela quadrilha a desbloquear os aparelhos e contactar as vítimas, fazendo as ameaças e recebendo os valores combinados a título de resgate. No caso do casal que procurou a Polícia, foi acertada uma quantia de R$ 700 para a devolução do objeto. Após clarificar essa situação à Polícia, o homem foi ameaçado e recebeu um prazo de 24 horas para abandonar casa e negócio. Por conta disso, foi incluído no programa de proteção à testemunha.
O veículo que o grupo usou para assaltar o casal, um Gol de cor prata e placa adulterada, foi localizado na rua onde os suspeitos residem. Três dos cinco integrantes da quadrilha foram identificados através de imagens de câmeras de segurança: Wellington Rodrigues de Mendonça, de 30 anos, e Ítalo José da Silva, de 19, além de um adolescente de 17 anos cuja identidade não foi revelada. Apenas um deles confessa o envolvimento em roubos, mas todos negam ter praticado extorsão.
O delegado Guilherme Caraciolo, titular do GOE, falou à imprensa sobre como a Polícia identificou o intermediário e sobre a coação de que ele vem sendo vítima. "Conseguimos identificar o rapaz que recebeu o dinheiro, tomamos o depoimento dele e descobrimos que ele estava sendo coagido por criminosos que moram na mesma comunidade, e não teria sido a primeira vez. Outras três vezes, esses criminosos teriam coagido ele a desbloquear um aparelho.
Após a prisão dos suspeitos, duas pessoas se dirigiram à casa dele e pediram para ele retirar a queixa. Como não era possível, ele foi ameaçado e dado um prazo de 24 horas para ele sair da comunidade. Conseguimos, através dessa pessoa, identificar os criminosos e efetuamos a prisão deles em flagrante na noite do dia 17. Dois integrantes ainda estão sem identificação e estamos dando continuidade às investigações para descobrir quem são eles. Possivelmente, são as mesmas pessoas que foram ameaçar esse rapaz ontem", declarou.

 http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2017/05/19/NWS,28139,70,449,NOTICIAS,2190-GRUPO-ESPECIALIZADO-ROUBAR-IPHONES-ZONA-SUL-RECIFE-DETIDO.aspx
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.