quarta-feira, 17 de maio de 2017

Grupo arrecada donativos para ajudar moradoras de rua do Recife

Voluntários já distribuem alimentação à população de rua, mas organizam ação voltada especificamente para as mulheres
Voluntários já distribuem alimentação à população de rua, mas organizam ação voltada especificamente para as mulheresFoto: Cortesia
Uma campanha para arrecadar donativos e entregar a mulheres que vivem nas ruas do Centro do Recife está sendo organizada pelo grupo Sabor Solidário. A iniciativa promove um “almoço para as mães”. O encontro, que distribuirá refeições e kits de higiene pessoal, acontecerá no próximo domingo (21), às 14h, em três pontos da Cidade: as praças Maciel Pinheiro e 17 e a rua do Imperador. Para participar não é necessário fazer nenhum tipo de cadastramento. O coordenador do grupo, o pedagogo Ednaldo Souza, 35, ressalta que a ajuda gera um sentimento gratificante. “É importante retribuir de alguma forma. São coisas pequenas que nós, por temos acesso diariamente, nem mesmo ligamos. Mas, para elas faz uma diferença danada”, ressaltou.
Tudo começou quando uma irmã de Ednaldo postou uma fotografia numa rede social a respeito da iniciativa. A partir daí, os amigos e vizinhos começaram a compartilhar o post e se juntaram à família para organizar as refeições e arrecadar materiais para os kits. O projeto se organiza sempre na casa de Ednaldo Souza. Os 30 membros do grupo, coincidentemente, segundo o pedagogo Ednaldo, são moradores do bairro de Paratibe. Mas, ainda de acordo com ele, qualquer pessoa que quiser participar pode entrar em contato e ajudar. “Tudo que puder ser feito para somar é bem-vindo”, ressaltou.
O grupo, que já existe há três anos, sempre organiza refeições e faz distribuição de kits para os moradores de rua. Em outras datas comemorativas o grupo também organiza atividades semelhantes. No domingo, cada mulher deve ganhar um kit diferenciado contendo materiais de higiene, um cupcake, uma bijuteria e uma rosa.
“Todos os presentes vão receber os kits como todas as vezes, mas desta vez, a sacola das mulheres será rosa, para diferenciar na hora da entrega”, explicou Ednaldo Souza.
Ainda de acordo com o pedagogo, a principal necessidade dos moradores de rua é com relação ao almoço. “Quando começamos a ir para as ruas, conversamos com eles e eles disseram que entre o fim da manhã e o início da tarde é a hora mais difícil de se conseguir comida”, observou. Por este motivo, além dos jantares mensais, o grupo também organiza almoços nos terceiros domingos de cada mês.
O grupo sobrevive de doações de instituições e também faz arrecadações entre os voluntários para arcar com todos os custos.

 http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2017/05/16/NWS,27678,70,449,NOTICIAS,2190-GRUPO-ARRECADA-DONATIVOS-PARA-AJUDAR-MORADORAS-RUA-RECIFE.aspx
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário