quinta-feira, 18 de maio de 2017

Governo alerta para o aumento de casos de Sífilis em PE

Por TV Jornal

Reprodução/TV Jornal
O número de casos registrados em Pernambuco da sífilis, doença sexualmente transmissível, aumentou cinco vezes entre os anos de 2011 e 2016, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ao todo, foram 5.545 novos nesse período. A maioria dos pacientes diagnosticados tem entre 20 e 29 anos, porém, esses dados podem ser apenas uma ponta de um cenário ainda maior, já que muitas pessoas nunca fizeram o teste que diagnostica a doença.
Todos os postos de saúde em Pernambuco têm capacidade para tratar e diagnosticar a sífilis. A doença começa de forma silenciosa, até apresentar sintomas como feridas em toda a pele e perda da visão. E é justamente por começar sem dar sinais e ter acesso fácil ao tratamento, que a doença é negligenciada pela população. Para identificar a sífilis, basta retirar uma gota de sangue na ponta do dedo do paciente e por na paleta reagente. O resultado do exame é divulgado em 15 minutos.
O gestor do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis em Pernambuco, François Figueiroa, acredita que o aumento dos casos é porque as pessoas usam cada vez menos o preservativo nas relações sexuais. “Pesquisa têm mostrado que 45% da população sexualmente ativa não usam camisinha na última relação sexual eventual, então isso deixa a população vulnerável. Não está escrito na testa de ninguém quem tem e quem não tem sífilis por exemplo,” afirmou François.
Nas situações em que o resultado dos exames for positivo, o casal é orientado nos postos de saúde dos municípios a usar sempre preservativos. Cada um é medicado com uma injeção de penicilina e recebe as camisinhas gratuitamente. “A sífilis é uma doença de fácil diagnóstico e tratável. Qualquer posto de saúde tem condições de orientar, fazer o diagnóstico e tratar o paciente”, acrescentou François.

PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.