quarta-feira, 3 de maio de 2017

Funcionários dos Correios de PE decidem manter a greve

Por TV Jornal/ Com informações do JC Online

Reprodução/TV Jornal
Em assembleia realizada na tarde na tarde desta terça-feira (2), os funcionários dos Correios em Pernambuco decidiram continuar com a paralisação no estado. Ele alegam que não houve avanços nas reivindicações da classe entre elas estão fechamento de agências e possibilidade de privatização.
A categoria entrou em greve desde o último dia 26 de abril. Segundo o sindicato, os Correios têm cerca de 3,5 mil servidores em Pernambuco e 200 agências. No Brasil, são 1.250 agências.
Em resposta a decisão dos funcionários de Pernambuco, a Empresa de Correios e Telégrafos disse que só irá se pronunciar quando tiver o resultado de todas as assembleias realizadas durante o dia de hoje (2).
Para não ficar no prejuízo com demoras e nem perder os prazos para pagamentos de faturas, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) elaborou uma relação de dicas para orientar os consumidores sobre seus direitos e sobre alternativas para os serviços dos Correios.

Envio de encomendas

O IDEC aconselha ao consumidor que precisa enviar encomendas ou correspondências com urgência durante o período da greve dos Correios a buscar serviços de entrega alternativos ou privados. Empresas como Fedex, Gollog e UPS oferecem transporte de encomendas. Ao contratar essas empresas, a recomendação é que o cliente solicite que o prazo de entrega seja registrado por escrito. Isso permite a reclamação de eventual prejuízo no caso de atraso.

Pagamento de contas

Com a paralisação dos Correios, os boletos podem vencer antes de o consumidor ter recebido a fatura, acarretando multas pelo atraso no pagamento. Para não ser surpreendido por isso, a recomendação é que o consumidor faça um planejamento do pagamento das contas, observando a época em que elas costumam chegar.
Se perceber que o prazo do vencimento está perto e o boleto não chegou, o consumidor deve se antecipar, entrando em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do credor e solicitar outro meio para efetuar o pagamento. Ele pode pedir o envio de uma segunda via do boleto, sem os juros, entrega da cobrança por e-mail ou fax, depósito bancário ou código de barra para pagamento em caixa eletrônico.
Caso a empresa não envie uma forma alternativa de pagamento, o Idec ressalta que a dívida não poderá ser cobrada com juros e multa.

Serviços contratados

O consumidor que contratou serviços de entrega diretamente com os Correios, como o Sedex, por exemplo, pode pedir o ressarcimento ou abatimento do valor em caso de atraso na entrega.
Nesse caso a reclamação deve ser feita em algum órgão de defesa do consumidor, como o Procon. Ele poderá exigir em Juizado Especial Cível indenização para ressarcimento de eventual prejuízo moral ou financeiro.

PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.