sexta-feira, 19 de maio de 2017

Estiagem prejudica produção de mel que tem queda de mais de 60% no Sertão de PE

Fonte: G1

Apicultores de Moreilândia, no Sertão de Pernambuco, tiveram este ano uma das piores safras de mel, uma queda de mais de 60% na produção. O motivo foi a chuva que não foi suficiente para a floração da caatinga. De acordo com os apicultores, as abelhas ficaram quase que sem matéria-prima para produzir o mel. Pernambuco produz cerca de duas mil toneladas de mel por ano. Moreilândia já chegou a produzir até 150 toneladas por ano.
No distrito de Caririmirim estão instalados mais de 50 apiários, de onde sai a maior parte da produção de mel de Moreilândia. Em uma propriedade com quase duzentas colmeias, os apicultores não encontraram mel. No local, a situação está mudando a cada dia. “Não tem nada, todas elas estão secas. Exatamente por causa da falta de chuva”, diz o apicultor Sebastião Moraes.
Em outro apiário que pertence a Antônio Carlos, a situação também é preocupante. Das 150 colmeias que ele tem, só foi encontrado mel em cinco delas. “Não foi muito bom não, por causa da seca que a gente estava em uma expectativa boa, mas a chuva cortou no momento que a produção iria alavancar”.
O longo período de estiagem é o principal motivo para a baixa na produção de mel. “Infelizmente não veio o ingrediente principal que é a chuva. Para produzir o néctar e dar a florada, a gente, à abelha colhe e tem uma boa produção”, relata o apicultor José Dias.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário