sexta-feira, 19 de maio de 2017

Doenças neuroinvasivas provocadas por arboviroses mataram 16 pessoas


Por TV Jornal
Reprodução/TV Jornal
Apesar de ter provocado menos casos de arboviroses este ano em Pernambuco, o Aedes aegypti continua demonstrando o quanto pode ser perigoso. Ano passado, 120 pessoas tiveram complicações no sistema neurológico provocadas por doenças como chicungunya e dengue. Dezesseis pacientes morreram. Seis dessas mortes foram causadas pela síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica auto-imune que costuma provocar fraquezas nos membros inferiores, podendo chegar as vias respiratórios.
Segundo o diretor de Doenças e Agravos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), George Dimech, apesar de serem raras, essas complicações já eram esperadas diante do surto vivenciando no ano passado.
O levantamento feito pela SES, aponta que ao todo 40 pessoas tiveram a síndrome de Guillain-Barré, 27 mielite, 17 meningoencefalite e 17 encefalite. Dos 120 acometidos pelas doenças neuroinvasivas, 61 pacientes eram mulheres, 50 eram adultos entre 20 e 59 anos, 33 idosos e 25 crianças até 9 anos. As vítimas apresentaram os sintomas das complicações até o 8º dia após os primeiros sinais das arboviroses. O estudo considerou os casos tratados nos hospitais sentinelas: Correia Picanço, Restauração, ambos no Recife e Mestre Vitalino em Caruaru.
Em 2015, as complicações estavam associadas ao vírus da zika. Em 2016, foram confirmados 58 casos provocados pelos vírus da dengue e da chicungunha. Mas segundo George Dimech, isso não quer dizer que a Zika não não tenha contribuído para os agravos neurológicos, já que o exame para detecção do vírus precisa ser feito em um prazo específico.
A secretaria de Saúde considera as 16 mortes um número expressivo e que merece cuidado, mas não tem como mensurar no quadro nacional já que nem todos os estados fizeram o monitoramento dos casos. Para o diretor de Doenças e Agravos, a conclusão do estudo serve principalmente para preparar os hospitais para novos surtos.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário