terça-feira, 9 de maio de 2017

Corpo de peixe-boi é encontrado após dois dias de busca em Pau Amarelo

Corpo do peixe boi
Corpo do peixe boiFoto: Cepene/Divulgação
Após dois dias de busca na praia de Pau Amarelo, no Grande Recife, a equipe do Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Nordeste (Cepene) localizou o corpo do filhote de peixe-boi-marinho (Trichechus manatus). Ele estava em meio à faixa de areia, na altura do residencial Antilhas e apresentava sangue próximo ao focinho. O animal foi levado à base do Cepene, em Itamaracá, Litoral Norte.
Porém, devido ao estado avançado de decomposição, não será possível coletar materiais de necropsia para determinar a causa da morte. Serão colhidas apenas amostras na tentativa de fazer análises genéticas do animal, assim como procurar algum sinal que elucide o que pode ter ocorrido. Além disso, serão realizadas as medidas de biometria do mamífero. Conforme noticiado pela Folha de Pernambuco, o animal tinha sido visto por banhistas agonizando no último domingo.
A veterinária do Cepene que fez a ocorrência, Fernanda Attademo, salientou que este é o primeiro filhote de peixe-boi registrado na região. "A área era tida como sem ocorrência (para filhotes), mas os animais reintroduzidos em Alagoas têm frequentado essa área. Isso reforça a importância da região na conservação da espécie e também uma possível reconexão das populações existentes mais ao sul", observa.
Por conta disso, o Cepene irá fazer atividades de educação ambiental junto a banhistas e moradores locais a fim de reforçar que, caso encontrem esses mamíferos, não é para tocá-los, não retirar da água nem alimentá-los. "E se apresentar alguma anormalidade ou ferimentos, é para ligar imediatamente para a nossa equipe", reforçou o coordenador do Cepene, Leonardo Messias. Os telefones de contato são (81) 3676.1166, 3976.1109 ou 99189.8984.
Despreparo

No domingo (7), quando o animal foi visto agonizando, um leitor informou por meio do WhatsApp do FolhaPE (81-98187.9290) que procurou o Corpo de Bombeiros e a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), que não encaminharam nenhum efetivo. Um reflexo, na avaliação de Messias, do despreparo para orientar a sociedade sobre o encaminhamento correto. A Folha, inclusive, chegou a entrar em contato com os órgãos, que informaram não ser de competência deles esse tipo de caso.
"É importante reforçar que a proteção do meio ambiente e dos animais cabe a todos. O governo federal tem uma grande parcela de responsabilidade, mas a sociedade e as outras instituições não podem deixar de contribuir", critica.

 http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2017/05/09/NWS,26907,70,449,NOTICIAS,2190-CORPO-PEIXE-BOI-ENCONTRADO-APOS-DOIS-DIAS-BUSCA-PAU-AMARELO.aspx
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.