domingo, 28 de maio de 2017

Bom Jardim entre as 87 cidades que estão em situação de risco para arboviroses

Na Mata Sul estão Escada, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos e Rio Formoso.

De acordo com o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), 87 municípios pernambucanos estão em situação de risco para as arboviroses. Isso significa que nessas cidades foram encontradas bastantes residências com a presença do mosquito, o que pode levar ao surgimento de doentes. Além disso, 52 municípios estão em situação de alerta e 19 em situação favorável. Outros 26 ainda não informaram o levantamento.
“Neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, diminuímos entre 94% e 97% as notificações de dengue, chikungunya e zika, mas precisamos lembrar que 2016 foi um ano epidêmico. Agora, se temos o Aedes e os vírus das arboviroses circulando, isso pode ajudar em uma nova epidemia, por isso não podemos relaxar. Precisamos continuar atentos para descartar os possíveis focos do mosquito e os municípios precisam manter suas ações de vigilância e controle”, afirma a gerente do Programa de Controle das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Claudenice Pontes.
Comparando com o 3º LIRAa de 2016, eram 69 municípios em risco de surto, 90 em alerta e 24 satisfatório. Já no 2º levantamento deste ano, eram 81 em risco de surto, 72 em alerta e 30 satisfatórios.
“Estamos em uma época de chuvas intercaladas com períodos de sol, ambiente ideal para que o mosquito deposite seus ovos e para que esse se desenvolva rapidamente. Assim, reforçamos com a população: não deixem recipientes destampados com água e, constantemente, verifiquem se há depósitos no entorno da casa que podem se transformar em um foco para o mosquito”, diz Claudenice.
DADOS – Até o dia 20 de maio deste ano, Pernambuco notificou 5.459 casos de dengue (1.101 confirmados), uma redução de 94,8% em relação a 2017; 1.709 de chikungunya (412 confirmados), redução de 96,8%; e 259, redução de 97,5%. Até o momento, foram notificados 31 óbitos, com 2 casos descartados e 1 com resultado positivo para dengue.
MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE RISCO DE SURTO
I GERES: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Glória do Goitá, São Lourenço da Mata;
II GERES: Bom Jardim, Casinhas, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Nazaré da Mata, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Vicência.
III GERES: Escada, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Palmares, Rio Formoso.
IV GERES: Agrestina, Altinho, Belo Jardim, Bonito, Camocin de São Félix, Caruaru, Ibirajuba, Jurema, Panelas, Poção, Riacho Almas, Sairé, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, Toritama.
V GERES: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Caetés, Calçado, Capoeiras, Iati, Jucati, Saloá, São João e Terezinha.
VI GERES: Arcoverde, Inajá, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu.
VII GERES: Mirandiba, Salgueiro.
IX GERES: Araripina, Granito, Moreilândia, Santa Cruz, Trindade.
X GERES: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, São José do Egito, Tabira, Tuparetama.
XI GERES: Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Triunfo.
XII GERES: Aliança, Camutanga, Ferreiros, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, Timbaúba.

http://portalpe10.com.br/noticias/17137/palmares-entre-as-87-cidades-que-estao-em-situacao-de-risco-para-arboviroses
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário