segunda-feira, 17 de abril de 2017

Vacinação contra gripe começa com profissionais de saúde no Recife

Vacinação acontece em todo o País e prioriza grupos de risco / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vacinação acontece em todo o País e prioriza grupos de risco
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cidades

Os profissionais de saúde do Recife abrem, nesta segunda, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, que segue até a próxima sexta-feira (21) apenas imunizando a categoria. Somente depois os demais grupos prioritários poderão se vacinar em uma das unidades de saúde da família, incluindo as Upinhas, unidades básicas tradicionais e policlínicas da Prefeitura do Recife. O Dia D acontecerá em 13 de maio para a população em geral.


A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo da campanha: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; maiores de 60 anos; jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades) e professores das redes pública e privada. No ano passado, 406 mil doses foram aplicadas na capital pernambucana.


A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destaca a importância de esses grupos se imunizarem: “É durante o período chuvoso que aumentam os casos de gripe, por isso, a vacinação é extremamente importante, já que o agravamento da doença nesses grupos pode levar à morte”. A vacinação acontece sempre dois meses antes do inverno, para o organismo estar no pico da imunidade no período.

COMO EVITAR

A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelo contato das mãos com a secreção e depois com a boca, olhos e nariz. Para se prevenir, é importante lavar as mãos com água e sabão frequentemente; cobrir nariz e boca com um lenço descarável ao tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal, entre outras medidas.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.