quarta-feira, 19 de abril de 2017

Recifenses estão acima do peso e mais doentes, diz levantamento

Por TV Jornal

Reprodução/TV Jornal
Exercício físico e alimentação saudável com frutas e verduras. Uma combinação que todo mundo sabe que é ideal pra manter a saúde em dia. Mas por que tantos não fazem? Segundo a aposentada, Áurea Brito, 74, “é difícil resistir às tentações”.
De acordo com o Ministério da Saúde, tem muita gente se descuidando com a saúde. O resultado é que o número de obesos no Brasil cresceu 60% nos últimos 10 anos e com isso aumentou o número de diabéticos (8,9%) e hipertensos (25,7%), considerando o mesmo período. As mulheres são mais propensas a estes problemas de saúde. E mais, passou de 42,6% para 53,8%, o número de pessoas com excesso de peso no país.
No Recife, as estatísticas são ainda piores em relação às da média nacional. Mais de 55% da população da capital está acima do peso. Outros 28,4% estão hipertensos e 9,6% dos recifenses têm diabetes. E ainda tem a obesidade, que atinge 20% dos habitantes do Recife. “Os números refletem nossa realidade mesmo. As pessoas não têm se exercitado e nem se alimentado bem, e, por isso, cresce o número de pessoas doentes”, comentou a endocrinologista, Isabel Oliveira.
A própria pesquisa também constatou que diminuiu o consumo de frutas e vegetais e muita gente ainda consome bastante refrigerante e sucos industrializados. O que muita gente não sabe é como eles podem ser nocivos à saúde. Um copo de 350ml de refrigerante, por exemplo, tem o equivalente a sete sachês e meio de açúcar (37g). No suco de caixinha, para cada 250ml, são ingeridos seis sachês de açúcar (29g).
Pensando nisso, a meta do Ministério da Saúde é aumentar o consumo de frutas e verduras em quase 18% entre a população adulta até 2019. E reduzir em 30% o consumo de refrigerantes. “Uma boa dica é evitar comprar alimentos que não farão bem à saúde na hora de fazer as compras no supermercado. Sem eles em casa, a probabilidade de consumi-los diminuirá bastante”, recomendou a nutricionista Rosa Idalina.
A especialista também sugeriu fazer da compra de frutas e legumes um evento para a família. É programar a ida, por exemplo, a uma feira orgânica.

PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário