terça-feira, 18 de abril de 2017

Ex-presidente da Coreia do Sul é inciada oficialmente por suborno

Ex-presidente sul-coreana, Park Geun-Hye
Ex-presidente sul-coreana, Park Geun-HyeFoto: Jeon Heon-Kyun/Pool AFP/AFP
A ex-presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye foi indiciada oficialmente nesta segunda (17) por suborno no caso de corrupção que provocou seu impeachment. A informação foi divulgada pela Justiça do país.
"Indiciamos formalmente Park, com múltiplas acusações que incluem abuso de poder, coação, suborno e divulgação de segredos de Estado", informaram promotores sul-coreanos em comunicado.
Park é acusada de pressionar empresas a fazer doações a fundações de sua melhor amiga, Choi Soon-sil, em troca de favores do governo. Choi teria extorquido conglomerados como Samsung e LG, além de interferir em decisões do governo sem possuir um cargo oficial.
Park diz que os conglomerados doavam dinheiro voluntariamente e nega conhecer qualquer atividade ilegal da amiga ou de assessores. A ex-presidente pediu desculpas diversas vezes, mas diz não ter cometido qualquer crime.
A investigação concluiu, porém, que a ex-presidente obteve quase US$ 70 milhões dos conglomerados para fundações da amiga em troca de favores políticos.
A Samsung, por exemplo, é acusada de pagar propina em troca da aprovação pelo governo da fusão de duas empresas afiliadas, em 2015.
Caso seja considerada culpada por corrupção, a ex-presidente pode ser condenada à prisão perpétua. Ela ainda responde por permitir que Choi interferisse em assuntos do Estado e por negligência no naufrágio da balsa Sewol, que deixou 304 mortos em 2014, dos quais 250 estudantes.
Desde dezembro, a Coreia do Sul é comandada pelo premiê, Hwang Kyo-ahn, que fica até as novas eleições, em 9 de maio. Os favoritos são o opositor Moon Jae-in, 2º colocado em 2012, e o ex-secretário-geral da ONU Ban Ki-moon.

 http://folhape.com.br/noticias/noticias/mundo/2017/04/17/NWS,24583,70,451,NOTICIAS,2190-EX-PRESIDENTE-COREIA-SUL-INCIADA-OFICIALMENTE-POR-SUBORNO.aspx
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário