quinta-feira, 6 de abril de 2017

Chimpanzé ganha na Justiça direito de viver em santuário

LeiaJá
Divulgação/Projeto Gap Esta é a primeira vez que um chimpanzé usufrui o direito de viver em santuário através de habeas corpus Divulgação/Projeto Gap
A chimpanzé Cecília, que vivia no zoológico de Mendoza, na Argentina, vai para o Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, em São Paulo, na próxima quarta-feira (5), após conseguir o direito através de instrumento jurídico humano. Esta é a primeira vez que um chimpanzé usufrui o direito de viver em santuário por concessão de um habeas corpus, segundo o Projeto Gap, movimento de defesa dos grandes primatas.
O pedido de habeas corpus foi feito por uma ONG argentina de direitos dos animais. O argumento utilizado foi de que a chimpanzé é um sujeito de direito e não um objeto. Além disso, foi alegado que o animal se encontrava em condições de cativeiro muito ruins no zoológico. O processo correu por mais de um ano na Justiça argentina até a juíza Maria Alejandra Maurício conceder o pedido.
Ainda segundo o Projeto Gap, outras tentativas através de habeas corpus de libertação de grandes primatas de cativeiros inadequados já foram e vêm sendo feitas no Brasil, Estados Unidos e Europa, mas até o momento não tiveram sucesso.
Cecília tem 19 anos e é a única sobrevivente de um grupo de chimpanzés que morava no zoológico. De acordo com o Projeto Gap, ela ficou sozinha e depressiva depois da morte inesperada em um curto espaço de tempo de seus companheiros Charly e Xuxa. No Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, ela passará por um período de quarentena e depois será introduzida em um dos grupos de mais de 50 chimpanzés que hoje vivem no local. 
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.