terça-feira, 4 de abril de 2017

Blogueira pode pegar de dois a cinco anos de prisão

LeiaJá
Martina Arraes/LeiaJáImagens Martina Arraes/LeiaJáImagens
A Polícia Civil apresentou, na tarde desta segunda-feira (3), a conclusão do inquérito sobre o caso da blogueira Julia Salgueiro que, pela redes sociais, insultou um bebê com síndrome de down. Durante apresentação, realizada na delegacia de Casa Amarela, o delegado Paulo Rameh afirmou que, de acordo com o Art. 88 da Lei 13146/15 (que veda praticar, induzir ou incitar a discriminação de pessoa em razão de sua deficiência), Julia cometeu o crime de discriminação contra a pessoa portadora de deficiência. No documento, a polícia pede a prisão preventiva da blogueira. O crime prevê a pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.
“Foram expressões muito rudes, muito graves. Elas ofendem a moral geral e o senso comum da população. A revolta muito ampla e divulgada em todas as mídias, demonstram que realmente as pessoas se sentiram muito ofendidas com o grau de violência das palavras da autora”, explicou o delegado. O inquérito foi concluído na última sexta-feira (31) e será enviado hoje ao Ministério Público do Estado.
A defesa da autora é baseada na questão de que Julia estaria passando por um processo depressivo, provados através de cópias de atestados e receituários médicos assinados por um médico psiquiátrico. “O juíz vai avaliar até que ponto essa defesa é válida. Se isso realmente pode fazer com que haja uma pena alternativa mais branda. O trabalho da polícia civil é provar a materialidade do fato e a autoria. A questão da culpa ou se havia realmente a intenção de ofender especificamente aquela pessoa fica para o juíz analisar”, detalhou Rameh.
O delegado também disse que recebeu mensagens de internautas alegando que não era a primeira vez que Julia cometia esse tipo de atitude, porém as mensagens não entraram no inquérito. Rameh ressaltou que as provas que a mãe da criança enviou já seriam suficientes para indiciar a blogueira.
O fato aconteceu durante a semana do Dia Internacional da Síndrome de Down, quando um ato de preconceito foi praticado pela blogueira Julia Salgueiro, do ModaModaModa, em um grupo de jornalistas no Facebook. Em suas postagens, ela compara uma criança com Down a um cachorro, diz que sexo entre eles é algo “nojento” e ainda aponta ser “um ser pensante que raciocina diferente da boiada”.
Diante dos diversos comentários e a polêmica causada pelas mensagens da blogueira, a mãe da criança de 11 meses com a síndrome se dirigiu à delegacia de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, para prestar queixa contra a blogueira. A mãe ressaltou que jamais ficaria calada diante de um caso de preconceito desse. “Existem pessoas cruéis e ruins nesse mundo. Mas jamais nos calaremos. Jamais! Preconceituosos não terão vez. Faço e farei de tudo para que os direitos do meu filho e de todos os outros sejam respeitados. Preconceituosos não passarão”.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário