sábado, 18 de março de 2017

Visita de Lula e Dilma lota hotéis de Monteiro, na Paraíba

O município de Monteiro ficou conhecido após ser a primeira cidade da Paraíba a ser beneficiada com a chegada da água da Transposição do Rio São Francisco. Após a cerimônia de inauguração do presidente Michel Temer (PMDB) no último dia 10, Monteiro agora se prepara para receber a visita dos ex-presidentes Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) no próximo domingo (19), onde serão recepcionados pela prefeita Ana Lorena (PSDB).
Com a passagem dos petistas ao município, várias caravanas irão ao evento. Pela grande quantidade de pessoas que procuraram a rede hoteleira da cidade, pousadas e flats estão com vagas esgotadas.

De acordo com a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Monteiro, Eliane Andrade, a cidade tem 2,5 mil leitos. Porém, é esperado que 10 mil pessoas compareçam ao evento, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Lula. “Como os hotéis e pousadas estão todos lotados, as pessoas da própria cidade têm alugado suas casas para os grupos e caravanas passarem o final de semana. Isso é muito bom porque gera renda para os moradores”, contou.
A secretária não falou números, mas afirmou que o evento está movimentando a economia do município nordestino. “Este evento já está trazendo muita renda. Não só para quem está alugando casa, mas quem tem alugado os transportes alternativos e o comércio da região”, disse.

Para as pessoas que deixarão para ir ao evento de última hora, a secretária informou que a Prefeitura de Monteiro está montando pontos de informações que ajudarão o turista a se descolar e encontrar um local para ficar hospedado. “Estamos montando uma estrutura. Se o turista chegar a um hotel que não tenha mais vaga, encaminharemos para outra alternativa”, explicou.
» Veja fotos de outras visitas de Lula à Transposição:
O comerciante também destacou a importância da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco na cidade. “O comércio hoteleiro – na verdade, todos os comércios – têm ganhado com isso. Todo mundo vai conhecer Monteiro. O movimento por aqui é fraco, depois da transposição, o final de semana é cheio, é muita gente”, comemorou.

Mesmo com a distância de 171 quilômetros que separa as duas cidades da Paraíba, moradores de Campina Grande também têm visitado Monteiro para ver com os próprios olhos a chegada da água na obra, segundo José Wadson. “O movimento vai continuar desse jeito por muito tempo ainda. Muita gente não acreditava. As pessoas estão vindo de Campina Grande para conferir se é verdade”, disse.
Para ele, a água só chegou mais rápido a Monteiro porque Campina Grande precisa da ajuda. “A gente se virava, mas Campina Grande não”, afirmou. Esse trecho da obra vai beneficiar 400 mil moradores de Campina Grande e 18 municípios no entorno.

No eixo leste, águas beneficiam os estados de Pernambuco e da Paraíba, inaugurada por Temer na semana passada. Em Pernambuco, apesar de ter a maior parte dos mais de 200 quilômetros de canais, atendem apenas cerca de 35 mil pessoas em Sertânia, no Sertão pernambucano. As obras complementares que serviriam para atender outros municípios não têm prazo de conclusão. Na Paraíba, são 33 mil moradores de Monteiro e a expectativa é de atender 400 mil em Campina Grande.
Com abertura da comporta do reservatório de Campos, água da Transposição pode abastecer Sertânia (Foto: Divulgação)
Com abertura da comporta do reservatório de Campos, água da Transposição pode abastecer Sertânia (Foto: Divulgação)
Quando for concluída, a obra que começou em 2007, com previsão de ser concluída três anos depois, deverá atender 12 milhões de pessoas. O custo total já passa de R$ 8 bilhões.

No Recife, militantes petistas têm se mobiliados para ir ao evento. Segundo o Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco, estão sendo organizados grupos em que dividem o valor da gasolina ou alugam vans ou ônibus.

Uma obra, vários pais

A vinda de Lula e Dilma é para reafirmar a paternidade da obra. A chegada da água a Sertânia, no dia 24 de fevereiro, foi marcada por uma visita do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB). Através da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o tucano, que tem planos de se candidatar à presidência, cedeu bombas para o projeto. Alckmin é só um dos nomes que usam a estratégia de ficar ligados à transposição.
Foto: Jamildo Melo/Blog de Jamildo
Foto: Jamildo Melo/Blog de Jamildo
Temer nega estar na disputa pela paternidade, mas, com baixa popularidade – a avaliação positiva do governo baixou para 10,3% na última pesquisa CNT/MDA, divulgada em fevereiro -, a conclusão da transposição é usada pelo peemedebista para tentar alavancar a imagem positiva no Nordeste, que tem várias áreas atingidas pela seca há mais de cinco anos.

De olho na movimentação dos dois, o ex-presidente Lula tem investido na comunicação e na militância para também se aproximar da obra, iniciada em 2007, no seu segundo mandato. A transposição era esperada desde o período do Império e foi promessa dos presidentes anteriores ao petistas.
Foto: @MichelTemer/Divulgação
Foto: @MichelTemer/Divulgação
Com foco nos créditos por ter iniciado a obra, Lula e aliados tem divulgado vídeos nas redes sociais. Um dos vídeos o petista afirmou que os seus antecessores estudaram, mas não tiraram a obra do papel. Em clara resposta a Lula, Temer usou o discurso em Monteiro, na semana passada, para afirmar que não quer a paternidade da obra, embora tenha feito três visitas em três meses à Transposição.

 http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2017/03/17/visita-de-lula-e-dilma-lota-hoteis-de-monteiro-na-paraiba/
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário