sábado, 4 de março de 2017

Uber completa 1 ano de funcionamento no Recife em meio a polêmicas

O serviço começou a funcionar às 14h do dia 3 de março de 2016 no Recife


Ao longo deste um ano, vários protestos foram realizados por taxistas contra o funcionamento do Uber na cidade / Foto: Arnaldo de Carvalho/JC Imagem
Ao longo deste um ano, vários protestos foram realizados por taxistas contra o funcionamento do Uber na cidade
Foto: Arnaldo de Carvalho/JC Imagem
JC Online

No dia 3 de março de 2016, o Jornal do Commercio produziu uma matéria testando um serviço de transporte individual de passageiros que havia acabado de aportar no Recife: o Uber. Ao longo deste ano, o aplicativo deu o que falar. Inicialmente, causou muito frisson entre os usuários, devido à qualidade do serviço e aos baixos preços que eram cobrados nas corridas. A resposta da concorrência foi imediata: ainda em março, os taxistas realizaram o primeiro de uma série de protestos.
A discussão sobre a legalidade e regulamentação do Uber no Recife foi um tema recorrente. Inclusive, por medo das fiscalizações realizadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), os motoristas passaram a pedir para que os usuários sentassem no banco da frente, evitando assim que eles fossem identificados como "parceiros do Uber", como são chamadas as pessoas que trabalham na empresa.


Aos poucos, os motoristas começaram a conseguir liminares que impediam que eles tivessem o carro apreendido e fossem multados. Até que uma liminar concedida pelo juiz Haroldo Carneiro Leão, da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital, garantiu aos motoristas o direito de trabalhar no serviço, proibindo a prefeitura do Recife autuá-los. Em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, o Ministério Público Federal (MPF) enviou um pedido para que as prefeituras não aplicassem leis que proíbam o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos.
Neste ano foram feitas mudanças no aplicativo. Para citar exemplos, os usuários tiveram a possibilidade de pagar suas corridas em dinheiro e foi retirado o multiplicador do preço dinâmico das corridas. Este foi um dos motivos para os usuários alegarem a queda na qualidade dos serviços do Uber, além do aumento da frequência em que o preço dinâmico estava sendo cobrado e da diminuição de regalias oferecidas aos passageiros, como água e balas.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário