quinta-feira, 9 de março de 2017

Metrô do Recife ganha mais um trem com vagão rosa a partir desta quarta

O segundo vagão rosa do Recife começou a funcionar nesta quarta-feira / Erick França/Rádio Jornal
O segundo vagão rosa do Recife começou a funcionar nesta quarta-feira
Erick França/Rádio Jornal
JC Online

*Com informações do repórter Erick França, da Rádio Jornal
O metrô do Recife agora conta com dois vagões exclusivos para o uso de mulheres, o chamado "vagão rosa". O primeiro estava em operação desde o dia 16 de janeiro deste ano e, o segundo, começou a operar nesta quarta-feira (8). O vagão rosa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h30 e das 17h30 às 19h30. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a previsão é de que, até abril, todos os trens do sistema metroviário do Recife contem com um vagão destinado exclusivamente às mulheres.


"Até o final de abril, todos os trens terão vagão rosa no Recife. Vai mudar um pouco o funcionamento, vai haver melhoria. Em função disto, a gente está hoje, no Dia da Mulher, fazendo uma homenagem e demonstrando nossa preocupação com as mulheres", afirmou Leonardo Villar, superintendente do Metrô do Recife. O vagão rosa foi implantado na tentativa de reprimir casos de assédio e abuso sexual nos trens. A CBTU estima que 2.500 pessoas utilizem ele todos os dias. Cabe ressaltar que crianças até 10 anos, travestis e transsexuais também podem andar no vagão rosa.
Além disto, as mulheres, caso preferirem, podem fazer uso dos vagões comuns. O metrô conta com 25 trens e 56% dos passageiros, segundo pesquisa realizada pela CBTU em 2007, são mulheres.

Polêmica

Assim que foi lançado, o vagão rosa do metrô do Recife foi alvo de críticas por parte de algumas mulheres, que desaprovaram a medida, com o apoio de alguns movimentos feministas.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.