domingo, 5 de março de 2017

Criança de 8 anos morre com suspeita de síndrome de Guillain-Barré em MT

Fonte: G1

 Resultado de imagem para Criança de 8 anos morre com suspeita de síndrome de Guillain-Barré em MT
Eduarda Bockner Schroeder, de 8 anos, faleceu na quinta (2), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, com suspeita da síndrome de Guillain-Barré, doença autoimune que afeta o sistema neurológico. De acordo com a família da criança, a menina estava sentindo fraqueza, dores e havia parado de se alimentar desde o dia 24 de fevereiro. O caso é investigado pela Secretária Estadual de Saúde (SES).
"Ela não queria comer nada, mas ela sempre foi muito dengosa. Ela piorou no outro dia, foi quando levamos ela ao hospital, só então vimos a gravidade. A dor que ela sentia era tanta que nos não podíamos nem encostar no corpo dela", contou ao G1 a tia da criança, Tatiane Bezerra.
Eduarda foi internada no Hospital Municipal no dia 25 de fevereiro. De acordo com o diretor da unidade, os sintomas de vômito e fraqueza muscular foram se agravando no decorrer do mesmo dia.
Segundo a família, os médicos solicitaram uma avaliação neurológica e constaram a necessidade da criança ser transferida para a unidade de terapia intensiva (UTI) da Santa Casa de Rondonópolis.
"Ela não tinha mais forças para se mexer e o pulmão dela estava comprometido. No domingo de manhã ela precisou ser entubada. Foi então que ela começou a lutar pela sua vida", disse.
Os pais foram informados sobre a suspeita de Guillian-Barré e os médicos iniciaram o tratamento com a imunoglobulina. O medicamento custa cerca de R$ 900 por ampola e foi cedido pelo município no mesmo dia.
Uma grave infecção no sangue da criança chegou a ser detectada pelos médicos. Eduarda teve febre de 40º durante oito horas e faleceu na madrugada do dia 2, após duas paradas respiratórias.
"Ela tinha completado 8 anos no último dia 14, era amada em todos os lugares, era a nossa princesa. Os pais dela estão acabados e a avó dela não consegue falar sobre a neta ainda", contou a tia.
A síndrome
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do sistema nervoso. A fraqueza muscular e provocada pela inflamação nos nervos.
De acordo com o neurologista, Wladimir Malheiros, a doença age rápido e a fraqueza nos membros extremos do corpo é o principal sintoma da síndrome.
"Em alguns casos, em menos de 24 horas a pessoa já pode estar de cama sem conseguir mexer as pernas ou os braços. O tratamento com Imunoglobulina é caro, mas o sistema único de saúde (SUS) oferece gratuitamente", explicou.
A fraqueza muscular ou a paralisia afeta os dois lados do corpo. Mas, de acordo com o médico, na maioria dos casos atinge primeiro as pernas.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.