quinta-feira, 2 de março de 2017

Coca-Cola e Pepsi sofrem boicote de comerciantes na Índia

LeiaJá
Sean Loyless/Flickr Cerca de 70% dos comerciantes decidiram boicotar a venda de Coca-Cola e Pepsi Sean Loyless/Flickr
A Coca-Cola e a Pepsi estão sofrendo um boicote inédito na Índia. Lançado nessa quarta-feira (1°) pelas duas maiores associações de comerciantes, o boicote ocorre no estado de Tamil Nadu, no sudoeste do país, e pede que os consumidores parem de comprar as bebidas por serem "nocivas à saúde" e por afetarem a produção agrícola local.
Cerca de 70% dos comerciantes decidiram boicotar a venda de Coca-Cola e Pepsi, o que pode chegar a um milhão de lojas, por conta de sua natureza tóxica e por usarem água de rios locais em sua fabricação, o que prejudicaria a irrigação de plantações de moradores. "As bebidas que ainda se encontram nas prateleiras das lojas são apenas um resíduo de estoque, ou produtos não retirados pelos distribuidores", disseram a Federação de Comércio de Tamil Nadu (FTNTA) e o Fórum de Associação de Comerciantes de Tamil Nadu (TNTAF).
A descisão de iniciar o boicote foi criticada pela Associação Indiana de Bebidas (IBA), que declarou estar "profundamente desolada" pelo ocorrido, destacando que "isso é contrário aos critérios de um crescimento econômico robusto e ao 'Make India' (projeto para transformar o país em um centro global de design e de fabricação)". Ambas as companhias têm unidades de produção em Tamil Nadu. "A Coca-Cola e a PepsiCo India geram, juntas, empregos a 2 mil famílias diretamente em Tamil Nadu, e a mais de 5 mil famílias indireramente.
A IBA espera que o bom senso prevaleça e que os consumidores continuem tendo o poder de escolha em Tamil Nadu", destacou a associação. Quando questionado sobre os danos econômicos que comerciantes poderão sofrer por conta do boicote, Raja afirmou que essa não é a coisa mais importante. "A iniciativa foi adotada por uma questão de consciência sobre a saúde e, para nós comerciantes, a saúde vem antes dos recibos de compra", concluiu. A Coca-Cola e a PepsiCo não se pronunciaram sobre o boicote ainda.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.