terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Padre volta a abençoar bloco em PE: 'profano não é diabólico'

Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens Padre Sandro Lemos resolveu abençoar o bloco
O lado profano da vida geralmente fica latente na época do Carnaval. A festa exalta a carne e aflora atitudes às vezes ocultas nas pessoas em dias normais. Para não compactuar com essa manifestação e por preservar uma separação clara entre o sagrado e o profano, a representação católica da cidade de Catende, na Mata Sul de Pernambuco, passou um bom tempo sem acompanhar e até mesmo abençoar o principal bloco carnavalesco da cidade. Mas em 2017, um padre resolveu instigar uma reaproximação, por meio de um convite que surpreendeu e alegrou os organizadores do bloco a Mulher da Sombrinha.
 
Há 15 anos, um padre holandês, de nome André, tinha uma relação harmônica com os brincantes da Mulher da Sombrinha. Tradicionalmente, o bloco saía da frente do cemitério da cidade, numa alusão à lenda que originou a festa, e circulava entre as ruas de Catende. No fim, os foliões e a boneca gigante paravam em frente à igreja do município para receber a benção do religioso.
 
Mas após a morte do padre André, justamente 15 anos atrás, o bloco ficou sem a benção católica. Entre os motivos, estava a visão dos padres que substituíram o holandês, que não aceitavam misturar aspectos religiosos com a festa profana. Até que o atual padre da igreja de Catende, Sandro Lemos, resolveu recuperar o vínculo com a festa em nome da paz entre os cidadãos.
 
O católico e morador da cidade, Miguel José da Silva, de 75 anos, aprovou o retorno da benção do padre ao bloco. "É algo muito importante, porque a igreja nunca vai fazer nada a toa. Vai trazer paz para os jovens que brincam o bloco", opinou Miguel.
 
O bloco Mulher da Sombrinha completa 34 anos nesta sábado (18) e iniciará seu desfile a meia noite. A agremiação nasceu a partir da lenda de uma mulher que encantava os trabalhadores da Usina Catende, pois eles contavam que eram levados para o cemitério do município, seduzidos pela mulher. Quando acordavam sobre as covas, não encontravam ninguém.

 http://carnaval.leiaja.com/noticias/2017/02/18/padre-volta-abencoar-bloco-em-pe-profano-nao-e-diabolico
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.