segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Morre egípcio que participou do atentado ao World Trade Center

AFP
Líder espiritual jihadista, era considerado o mentor do atentado contra o World Trade Center, em 1993 / Foto: Reprodução Líder espiritual jihadista, era considerado o mentor do atentado contra o World Trade Center, em 1993 Foto: Reprodução

O xeque cego Omar Abdel Rahman, nascido no Egito, ligado ao atentado contra o World Trade Center em 1993, morreu neste sábado de causas naturais em uma prisão na Carolina do Norte, anunciou o Departamento de Justiça americano, confirmando uma informação antecipada à AFP por seu filho.

Rahman, de 78 anos, tinha diabetes e cumpria pena de prisão perpétua por inúmeras acusações relacionadas ao terrorismo em Butner, naquele estado americano.

"Fizemos contato com as autoridades americanas e egípcias para repatriar" seu corpo, disse à AFP seu filho, Mohamed Omar.

Líder espiritual jihadista, era considerado o mentor do atentado contra o World Trade Center, em 1993, que deixou seis mortos.

Em 1995, foi condenado por um complô para tentar assassinar o ex-presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Rahman liderou o grupo militante Al Gamaa Al Islamiya no Egito, antes de emigrar para os Estados Unidos, onde foi condenado em 1996 por conspirar para atentar contra alvos civis no país.

Jihadistas e islamitas



Nascido em 1938, tornou-se uma causa de jihadistas e islamitas, que exigiam a libertação do xeque cego.

Após sua vitória eleitoral em 2012, o presidente egípcio, Mohamed Mursi, um islamita, pediu a libertação do líder espiritual em um comício.

Um ano depois, Mursi foi deposto pelo Exército.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

O Portal Bom Jardim é um site de notícias da cidade de Bom jardim/PE, que prima pela qualidade das informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência. Visando oferecer aos internautas conteúdos até então pouco explorados regionalmente! Há 3 anos no mercado, buscamos dia a dia aperfeiçoar e ampliar nosso universo de noticias. Por todos estes motivos é que o site Portal Bom Jardim é um espaço viável para receber o seu anúncio.