quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Eclipse Solar vai acontecer nesse domingo de Carnaval em todo Brasil

NE10
A lua cobrirá, em média, 15% ao passar na frente do Sol no Recife; no Sul do País, o fenômeno será 50% / Foto: Renato Spencer/ Acervo JC Imagem A lua cobrirá, em média, 15% ao passar na frente do Sol no Recife; no Sul do País, o fenômeno será 50% Foto: Renato Spencer/ Acervo JC Imagem

Boa parte dos brasileiros poderá contemplar outro espetáculo no céu no próximo domingo (26) de Carnaval. Depois do eclipse lunar penumbral, que aconteceu no último dia 10 de fevereiro, o eclipse solar parcial será também um dos atrativos para quem for curtir a folia neste dia. Outro fenômeno como este deve ocorrer ainda este ano, no dia 21 de agosto. Os especialistas alertam que o evento astronômico não deve ser olhado diretamente, pois os raios solares podem prejudicar a visão.

"O eclipse não será completo devido à nossa localidade no planeta, pois somente quem estará no Sul da América do Sul verá o eclipse anelar ou anular", explicou o astrônomo James Solon. Ele ainda esclarece que apenas determinada localidade da Terra passará pela chamada "faixa da totalidade". No Brasil, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia, além do Maranhão não irão ver o fenômeno.

O astrônomo ainda diz que a lua cobrirá, aproximadamente, 15% ao passar na frente do Sol. Quem estiver no Recife - se o tempo ajudar - poderá observar o fenômeno a partir das 11h19. A máxima está marcada para ocorrer às 12h30 e finalizando às 13h37. Já quem mora no Sul do País poderá contemplar cerca de 50% do total do fenômeno.

Entenda na ilustração:




Eclipse solar não deve ser visto a olho nu

Mesmo podendo ser visto a olho nu, o astrônomo recomenda que o eclipse solar não deve ser visto diretamente. "Muita gente se arrisca utilizando "chapas de raio-x", binóculos ou até mesmo câmeras digitais com zoom. Isso pode arriscar a saúde da visão", alertou.
PORTAL BOM JARDIM
PORTAL BOM JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário